sexta-feira, 10 de junho de 2011

Netiqueta


O que é Netiqueta


Netiqueta é a combinação das palavras NET (rede em inglês) e ETIQUETA (regras para comportamento em sociedade) 

A internet é muito legal para você conversar com seus amigos, jogar, ouvir músicas, baixar vídeos, pesquisar para trabalhos da escola e tantas outras coisas. Há algumas regras que devemos seguir para que a rede seja sempre um ambiente agradável e seguro para todos.
Lembre que sempre há alguém do outro lado quando você manda um e-mail, faz um comentário numa rede social ou conversa no MSN. Não ofenda nem seja agressivo. 

Diretrizes para uma boa netiqueta

Aplique a regra de ouro: Trate os outros como gostaria de ser tratado.
Lembre-se de que há uma pessoa do outro lado da sua mensagem.
Saiba onde está e use o bom comportamento apropriado.
Desculpe os erros de outras pessoas, especialmente os novatos.
Mantenha sempre a calma, especialmente se alguém o insultar (ou se você achar que foi esse o caso).
Evite usar TEXTO EM MAIÚSCULAS para ênfase – alguns usuários encaram isso como uma maneira de “gritar”.
Não use linguagem inadequada ou ofensiva.
Use seu nome ou apelido online de maneira consistente e assine todas as mensagens com ele (mas proteja sua verdadeira identidade nunca usando seu nome completo).
Nunca envie ou encaminhe mensagens indesejadas (normalmente chamadas de spam).
Evite discussões constantes e inflamadas ou "flame wars".
Verifique sua ortografia, seja conciso e envie mensagens curtas.
Ao participar de salas de bate-papo, não interrompa as outras pessoas e restrinja-se ao tópico.
Siga as mesmas regras de bom comportamento que seguiria na vida real.
Use emoticons para ajudar a comunicar humor e sarcasmo e aprenda os acrônimos comuns online.
Use emoticons
Visto que muitas vezes é difícil expressar emoções, intenções ou tom somente com texto, os primeiros usuários da Internet inventaram os emoticons, que são expressões faciais virtuais compostas de caracteres básicos do teclado, como os dois-pontos e o parêntese direito (lembre-se de girar a cabeça para a esquerda, visto que os emoticons ficam de lado, a 90º!).Estes são alguns exemplos de emoticons comumente usados:
:-)   Feliz ou brincando
;-)   Piscando
:-(   Infeliz
:-|   Ambivalente
:-o   Surpreso ou preocupado
:-x   Bico calado
:-p   Mostrando a língua (geralmente de brincadeira)
É fácil e divertido usar emoticons e você pode até criar os seus próprios. :-}
ENTÃO  VAMOS REVISAR PARA  FICAR BEM CLARO
O que não fazer
  • Abreviações e gírias que você usa na internet para a conversa ficar mais rápida não devem ser usadas em provas e trabalhos para a escola.
  • Emoticons ajudam a esclarecer o que você quer dizer. Mas não exagere. Se escrever um e-mail para um professor, não use carinhas sorridentes, tristes ou outras expressões desse tipo.
  • Não perturbe um amigo se o status dele indicar "ocupado" ou "ausente". Use estes status para mostrar quando você pode ou não falar com seus amigos. 
  • Ao escrever um e-mail, fazer um comentário num blog ou publicar alguma coisa num site de relacionamentos, use letras maiúsculas e minúsculas. Na internet, escrever com letras Maiúsculas é o mesmo que GRITAR!
  • Não repasse mensagens com correntes, piadas ou curiosidades, a não ser que a outra pessoa tenha pedido. Ninguém gosta de receber mensagens indesejadas.

    O que fazer
    • Espere seu amigo terminar de falar quando estiver conversando com ele no MSN ou outro programa de chat. Não interrompa, não fale ao mesmo tempo.
    • Numa conversa ao vivo você pode ouvir o tom de voz ou ver as expressões da pessoa com quem está conversando. Na internet, só dá para saber o que a pessoa quer dizer pelo que está escrito. Por isso, escreva sempre de forma clara, para não haver mal entendidos. 
    • O bom português também vale na internet e ajuda na clareza das mensagens. Como você aprendeu na escola, uma vírgula errada, ou a falta dela, pode mudar todo o sentido de uma frase. 
    • É claro que é permitido usar termos próprios da internet (o internetês como aki, tc, tb, ñ, rs, kkk, aff, haha,... ) mas somente na comunicação online. Lembre que em textos corridos, mesmo em blogs, é preciso adotar a linguagem formal e respeitar as regras gramaticais da mesma forma que na escola e para escrever redações .
    • "Bom dia", "Olá", "Oi", "Tchau", "Até mais", "Obrigado", são algumas formas de começar e terminar um e-mail educadamente. Não se esqueça de assinar seu nome!
    • Se você receber mensagens mal educadas, encontrar algum site que fale mal de você, de seus colegas ou de alguém da sua família, não responda. Procure algum adulto – seus pais, seus professores ou algum parente.
    • Se receber links inapropriados, que você sinta que não deveriam ter sido enviados para você, não reaja: informe algum adulto. 

"Seguindo essas dicas a internet será um ambiente melhor para todos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário

@ $ ? % FIQUE BEM INFORMADO % ? $ @

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Diário Catarinense

Últimas notícias

Carregando...

www.g1.com.br

Seguidores