quinta-feira, 13 de maio de 2010

Escola de Ensino Fundamental Adele Heidrich






História da Escola Adele Heidrich

A Escola de Ensino Fundamental Adele Heidrich está localizada em Alto Ribeirão da Vargem, município de Taió estado de Santa Catarina. A comunidade de Alto Ribeirão da Vargem começou a surgir com a implantação da empresa de papelão HIMASA (Heidrich Industrial Mercantil e Agrícola S/A) em outubro de 1944. Desde o início o casal Bruno e Adele Heidrich pensavam em construir uma escola para que os filhos de seus colaboradores pudessem estudar. E esse pensamento foi concretizado em 1968 pelo seu filho Ewald Otto Heidrich, quando a empresa HIMASA fez a doação de uma área de 2250 metros quadrados. Hoje existem duas empresas na comunidade HCR (Heidrich Cartões Reciclados) e HIMASA (Heidrich Industrial Mercantil e Agrícola S/A).
A escola passou por várias nomenclaturas no início pertencia a rede municipal e chamava-se Escola Isolada Municipal de Alto Ribeirão da Vargem, depois passou a ser mantida pela rede estadual sendo nomeada Escola Isolada Estadual de Alto Ribeirão da Vargem. Após essa fase a escola passou a ser uma Escola Básica, criando assim em 25 de janeiro de 1993 e sendo chamada de Escola Básica Estadual Adele Heidrich, por fim no ano de 1999/2000 a nomenclatura foi alterada novamente para Escola de Ensino Fundamental Adele Heidrich que permanece até os dias atuais.

Quem foi Adele Heidrich

Adele Elza Rutzen nasceu no dia 4 de agosto de 1887 no município de Indaial Estado de Santa Catarina.
Seus pais migraram da Alemanha para o Brasil no ano de 1863 mais precisamente da região de Islilessing. Casou-se no dia 14 de setembro de 1907 com Bruno Heidrich, no município de Indaial em Santa Catarina. Do casamento nasceram três filhos:Joselina Heidrich, Walmor Oscar Heidrich e Ewald Otto Heidrich.
O nome da Escola Adele Heidrich, deve-se a três motivos. O primeiro, é o fato que ela foi a colonizadora, juntamente com Bruno Heidrich, desbravou esta área que fazia parte da Fazenda São Jacó.
O segundo motivo foi que seu filho Ewald Otto Heidrich, participou ativamente nos custos financeiros da escola. Ele deu total apoio na criação da escola. E por fim o terceiro motivo foi que a escola está localizada dentro da área que pertencia as Empresas. E que a maioria dos alunos que estudam nesta escola são filhos dos empregados das empresas da família Heidrich. Empresa esta que é a razão da existência da escola,pois sem as empresas a escola deixaria de existir.
Mas o ponto principal é o apoio recebido das empresas, que fornece tudo o que é necessário para que a educação possa ser uma educação com qualidade.Sendo assim nada mais justo que a escola da comunidade leve o nome da matriarca fundadora desta comunidade.
Adele Heidrich faleceu no dia três de fevereiro de 1981 em sua residência na cidade de Taió.Morreu com 93 anos de idade.Seu sepultamento se deu no cemitério evangélico da cidade de Taió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário

@ $ ? % FIQUE BEM INFORMADO % ? $ @

clicRBS

Últimas notícias

Carregando...

Diário Catarinense

Últimas notícias

Carregando...

www.g1.com.br

Seguidores